PROJETO

A plataforma de entrevistas “Mulheres na Arte Contemporânea” surgiu como desdobramento do projeto “Atelier como espaço de conversa”, realizado entre fevereiro e maio de 2013 e contemplado pelo Prêmio Mulheres nas Artes Visuais, da Funarte em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. A ideia principal do projeto foi produzir e compartilhar conhecimento sobre os processos de criação e circulação da arte, a partir de vozes femininas atuantes no circuito artístico brasileiro. Este espaço de conversa aconteceu em múltiplas interfaces, entre elas mesa-redonda, performance, oficina, exposição e o carro-chefe do projeto, o livro de entrevistas “A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais”, disponível para download neste site.

A plataforma

Após o lançamento da publicação e o término formal da iniciativa junto às instâncias governamentais, o projeto continua acontecendo através desta plataforma de entrevistas, que permanece sendo abastecida com novos diálogos e com materiais compõem a Biblioteca de referência do projeto. O objetivo desta compilação de entrevistas é criar um espaço de debate e investigação sobre a participação das mulheres na arte contemporânea a partir do próprio depoimento das agentes que constroem e atuam neste cenário.

O livro

Intitulado “A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher na arte contemporânea”, o livro explora o gênero da entrevista, privilegiando a fala em primeira pessoa, como forma de investigar e pesquisara participação de mulheres no cenário artístico. Foram entrevistadas para o livro Glória Ferreira, Fabiana Faleiros, Vera Chaves Barcellos, Beatriz Lemos, Maria Helena Bernardes, Francisca Caporali, Samantha Moreira, Lia Menna Barreto, Bruna Fetter e Cristiana Tejo. O livro é bilíngue (português/inglês) e tem projeto gráfico e ilustrações assinadas por Letícia Arais Lopes, e conta ainda com intervenção de  Fabiana Faleiros. O livro está disponível para download neste site.

Mesa redonda

Tratou-se de um debate que acompanhou o lançamento do livro, no dia 15 de maio, com relatos de experiência nas áreas de gestão, curadoria, pesquisa e produção artística. Participaram da mesa Francisca Caporali, artista e gestora do JA.CA, Samantha Moreira, artista e gestora do Ateliê Aberto, Maria Helena Bernardes, artista, gestora e professora da Arena, e Bruna Fetter, doutoranda em História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Performance

A performance da artista Fabiana Faleiros acompanhou o lançamento do livro, dia 15 de maio, e ocorreu após a mesa redonda. A performance foi realizada no próprio espaço criado pela instalação de Olga Robayo, com pallets de madeira e roupas.

Instalação

Levando o mesmo nome do projeto, “Atelier como espaço de conversa”, a instalação da artista colombiana Olga Robayo fundiu-se completamente com o espaço do Atelier Subterrânea, criando um novo ambiente de exposição, debate, performance. A obra fez uso de 50 pallets de madeira, centenas de roupas (que foram doadas para a Campanha do Agasalho 2014) e com dezenas de materiais obsoletos do próprio atelier.

Oficina de curadoria

A curadora independente e pesquisadora Beatriz Lemos ministrou curso gratuito ” O circuito de Arte e as Estratégias de Atuação: Mapeando o Meio Profissional da Arte”, sobre curadoria e pesquisa em arte. A atividade ocorreu entre os dias 8 e 9 de maio, no Atelier Subterrânea (Porto Alegre).

Exposição

A mostra “Obscenidades para donas de casa”, colocou em diálogo, sob um tom de ironia, as produções artísticas de Amélia Brandelli e Cláudia Barbisan no Atelier Subterrânea. Fizeram parte da exposição desenhos, colagens, tecidos e objetos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s