Livro

A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais

O livro A palavra está com elas é o carro-chefe do projeto Atelier como espaço de conversa, contemplado pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais.  Organizada pela artista e gestora Lilian Maus, a publicação foi realizada no primeiro semestre de 2014 e consiste em uma compilação de entrevistas realizadas pela jornalista Isabel Waquil com Glória Ferreira, Fabiana Faleiros, Vera Chaves Barcellos, Beatriz Lemos, Maria Helena Bernardes, Francisca Caporali, Samantha Moreira, Lia Menna Barreto, Bruna Fetter e Cristiana Tejo.

Além dos diálogos que versam sobre as trajetórias das entrevistas no campo da arte contemporânea e de suas respectivas percepções sobre a participação das mulheres neste cenário, o livro apresenta intervenções de Fabiana Faleiros e ilustrações de Letícia Arais Lopes. A edição é bilíngue, com versão em inglês realizada por Jéssica Preuss.

FAÇA DOWNLOAD DO LIVRO EM PDF AQUI

??????????

LANÇAMENTOS

Porto Alegre

O lançamento do livro de entrevistas “A palavra está com elas” aconteceu no dia 15 de maio de 2014 no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre. O evento contou com uma mesa redonda protagonizada por Maria Helena Bernardes, Bruna Fetter, Francisca Caporali e Samantha Moreira. Todas também foram entrevistadas para a publicação, de forma que as discussões versaram sobre questões levantadas durante as conversas. Na mesma noite, Fabiana Faleiros, que também participou do livro, realizou uma performance em um ambiente específico criado pela artista colombiana Olga Robayo. A instalação “Atelier como espaço de conversa”, que levou o mesmo nome do projeto, foi composta por 50 pallets de madeira, materiais do Atelier e centenas de peças de roupas que foram doadas para a Campanha do Agasalho da Defesa Civil do Estado, após o término da exibição.

São Paulo

No dia 5 de setembro de 2014, aconteceu, em São Paulo, no espaço .Aurora, o lançamento do livro de entrevistas A palavra está com elas – diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais. A publicação foi o carro-chefe do projeto “Atelier como espaço de conversa”, contemplado pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013. Lilian Maus, artista visual, gestora do Atelier Subterrânea (Porto Alegre) e organizadora do livro, e Isabel Waquil, jornalista e autora das entrevistas do livro, estiveram presentes no lançamento para uma conversa sobre a publicação e o desenvolvimento projeto.

Fotos: Diogo Lucato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s